quarta-feira, 18 de março de 2009

Passa Régua

Depois de Moko no Brasil chegou a hora de "Um Dia Fui Pássaro" de Geraldo Casé. Para quem não sabe ele foi o primeiro a adaptar o Sítio do Pica-Pau Amrelo ( e agora com o novo acordo ortográfico pica-pau e junto ou separado, rs) para televisão. O homem que criou o Sítio não poderia escrver um livro nada mais, nada menos que incrível, belos poemas e lindos testos. Só para deixar quem passar por aqui com vontade de ler vou colocar um pedaçinho do testo que mais gostei.

O MESMO E O ANTIGO
(Cidade Maravilhosa)
Sabe, irmão, o que eu quero mesmo?
São estas coisas simples e comuns.
Um passeio de bonde em Santa Teresa
Um deitar no gramado orvalhado da manhã.
Um passeio de braco numa estância hidromineral.
Eu quero coisas como cama de lencol bem passado
Esticado, branco, cheirano a capim-cheiroso
Onde se reclina a mulher amada recém molhada
De uma chuveirada, mal enxugada.
Quero meu cabelo bem lavado com perfume
De sabonete Phebo e no corpo colônia de Alfazema.
Quero estas coisas como almoço de domingo
Com uma bela de uma galinha ao molho pardo,
Cerveja gelada, pai, mãe, avó e parentes em volta
Como sempre existiu antigamente.
Quero o mais simples do simples conversar
No banco de Jardim da praça do Lido
Quero, meu irmão, sentir o cheiro da chuva,
Terra encharcada, capim meloso, bosta de vaca.
Quero ouvir curiós e azulões numa gailola do vizinho.
Quero ouvir o ruído da caminhonete "vaca-leiteira"
Com buzina roufenha anunciando leite purinho.
Das coisas mais simples quero o paladar..........

Nenhum comentário: