segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ouro de Tolo

Depois de um tempo, aprendemos que algumas coisas essenciais não faziam parte da essência. E que as coisas simples podem tornar-se complicadas…
Por todo o tempo nos preocupamos com tarefas e afazeres que pensamos ser essenciais para nós. Estudo, trabalho, arrumar a casa, assistir àquele filme na sessão das dez, ler os recados no orkut, marcar presença no messenger, etc.
Chegamos ao planeta Terra, passamos uma temporada nele (50, 60, 70 anos.. talvez mais, talvez menos) e muitas vezes não fazemos diferença alguma.
Nossa existência simplesmente não muda nada no planeta. Nos preocupamos com nosso visual, nossa casa reformada, aquele supercomputador que compramos, problemas inventados. Problemas que não estavam lá antes de os criarmos
Você ja fez alguem feliz hoje?Surpreendeu um desconhecido na rua com algo inesperado ou fez algo que mudasse o dia de alguém? Saia, distribua felicidade, conheça pessoas, socialize, mude o seu mundo, torne-se imortal!
Como disse Raul Seixas nesta música, temos uma porção de coisas grandes pra conquistar e não podemos ficar parados.
Quando conquistamos algo, ficamos tão maravilhados com o brilho da conquista que nem percebemos que é apenas ouro de tolo. O verdadeiro ouro não está em nada que seja material. O verdadeiro ouro não se vê todos os dias, e pode nem brilhar tanto mas muda a vida de pessoas.
Confesso que não sei definir o que é o verdadeiro ouro. Talvez seja o brilho de um olhar, o sorriso sincero de uma criança após ganhar um presente, a satisfação de ver um amigo realizado ou aquela palpitação e o frio na barriga que sentimos ao ver a pessoa amada. O verdadeiro ouro quem sabe pode ser a sensação de um médico ao salvar uma vida, a alegria de poder ensinar ou o que sentimos ao ajudar um semelhante. Mas são apenas hipóteses, afinal, estou apenas iniciando o curso de mineirador. ;-)

O Rodrigo vem aprendendo que nem tudo que reluz é ouro.

Nenhum comentário: